10 fatos sobre a epidemia do tabagismo e seu controle global

1. A epidemia do tabagismo mata 5,4 milhões de pessoas por ano de câncer de pulmão, doenças cardíacas e outras doenças. Sem medidas de controle, este número chegará a 8 milhões de pessoas por ano até 2030. O tabagismo é um fator de risco para seis das oito principais causas de morte no mundo.

2. Tragicamente, a epidemia ocorre predominantemente no mundo em desenvolvimento, onde ocorrerão 80% de todas as mortes nos próximos anos. Isto porque as indústrias de cigarro tem dirigido suas estratégias aos jovens e adultos destes países. Como muitas mulheres ainda não fumam, as indústrias também tentam conquistá-las com ações agressivas, buscando um novo nicho de mercado.

3. A epidemia do tabagismo é criada pelo homem e totalmente evitável. Apenas 5% da população mundial vive em países que protegem integralmente seus indivíduos com políticas e intervenções específicas que reduziram significativamente o hábito de fumar.

4. As seis políticas mais efetivas que podem ajudar a diminuir a epidemia do tabagismo são:
a. Monitorização do uso do tabaco e prevenção
b. Proteção das pessoas à exposição da fumaça do cigarro
c. Oferecer ajuda ao abandono do tabagismo
d. Alertar as pessoas sobre os perigos do cigarro
e. Reforçar a proibição em anúncios, promoções e patrocínios por empresas produtoras de cigarros
f. Aumentar impostos sobre os cigarros

5. Monitorar o tabagismo e sua prevenção: as ações devem ser melhoradas. Atualmente metade dos países do mundo (dois terços dos países em desenvolvimento) não possuem informações mínimas sobre o número de jovens e adultos fumantes.

6. Proteção ao fumante passivo: metade dos países (com dois terços da população mundial) permite o fumo em repartições públicas, espaços de trabalho e ambientes fechados. Políticas de proibição de fumo em ambiente fechado em nações industrializadas permitiram reduzir o consumo total de cigarros em cerca de 29% entre os empregados.

7. Oferecer ajuda a quem quer deixar de fumar: entre os fumantes que conhecem os riscos de fumar, três quartos querem parar. Porém serviços específicos para ajudar a parar de fumar atingem apenas 5% da população mundial. É difícil para o fumante abandonar o hábito sozinho, e muitos se beneficiam com apoio e ajuda financeira para parar de fumar. Os sistemas de saúde devem ser os principais responsáveis pelo tratamento da dependência do tabaco.

8. Alertar sobre os perigos do tabaco: Ilustrações em maços de cigarros, já utilizadas em 15 países, inclusive o Brasil, atingem cerca de 6% da população mundial. As ilustrações devem atingir no mínimo 30% da área da embalagem. Mais de 40% da população mundial vive em áreas onde há informações confusas nas embalagens de cigarro – como “light” ou “baixos teores”, nenhum dos quais realmente significa diminuição de risco às doenças.

9. Reforçar a proibição de anúncios, patrocínios e promoções – cerca de metade das crianças do mundo vivem em países que permitem as propagandas e promoções. Estudos mostram que onde foram aplicadas estas proibições ocorreu diminuição de 16% do uso de cigarros.

10. Aumentar impostos sobre os cigarros – aumentos de 10% nos impostos levaram a diminuição de 4% nos países industrializados e de 8% nos países pobres e de média economia. Um aumento de 70% no preço do cigarro poderia prevenir um quarto de todas as mortes entre os atuais fumantes.

Fonte: WHO – Organização Mundial de Saúde, 2008

Imprimir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *