Perguntas freqüentes sobre tabagismo passivo

Tabagismo passivo tem metade das crianças do mundo expostas

Quantas pessoas são fumantes passivos?

Este é um fenômeno mundial, já que pessoas em todos países e culturas estão expostos à fumaça dos fumantes. Esta exposição ocorre todos os dias, em casa, no trabalho, no transporte público, em bares, restaurantes, etc. Estima-se que cerca de 50% das crianças em todo o mundo estão expostas à fumaça do cigarro em suas casas (Consultoria Internacional sobre a Exposição Ambiental do Tabaco e Saúde da Infância WHO/NCD/TFI/99.11)

Quais são os efeitos do tabagismo passivo em adultos?

Efeitos carcinogênicos do tabagismo passivo

Em junho de 2002, um grupo de trabalho com 29 cientistas de 12 países, reunidos pelo Programa de Monografias da Agência Internacional de Pesquisas sobre o Câncer (IARC), da Organização Mundial de Saúde, em Lion, na França, revisou todas as publicações com evidências significativas relacionadas ao tabagismo e câncer, entre fumantes ativos e passivos. Suas conclusões confirmaram os efeitos carcinogênicos entre fumantes ativos. Também concluiu que a exposição à fumaça do cigarro tem efeitos carcinogênicos em fumantes passivos.

Existe evidência científica bastante clara de risco aumentado de câncer de pulmão em fumantes passivos. Este risco é estimado em 20% em mulheres e 30% em homens que convivem com fumantes. Da mesma forma, estima-se que não fumantes expostos ao cigarro em seus ambientes de trabalho tem risco aumentado de 16 a 19% de terem câncer de pulmão. Este risco aumenta com o grau de exposição. A Agência de Proteção Ambiental da Califórnia (Cal EPA) estima que o tabagismo passivo causa 3000 mortes por ano devido ao câncer de pulmão em não fumantes.

Outros efeitos do tabagismo passivo

Também está demonstrado que não fumantes expostos à fumaça do cigarro tem risco aumentado de 25 a 35% de sofrerem doenças coronarianas agudas. Doenças respiratórias crônicas também tem sido mais freqüentes em indivíduos que são fumantes passivos. Há evidências relacionando o tabagismo passivo a outros efeitos adversos em adultos, incluindo exacerbação da asma e redução da função pulmonar.

Quais são os efeitos do tabagismo passivo em crianças?

Crianças pequenas cujos pais fumam em casa tem risco aumentado de sofrerem infecções do trato respiratório inferior e otites médias. Também está relacionado com o aumento do número de crises e piora destas em crianças asmáticas. Também há evidências de aumento do número de mortes devido à Síndrome da Morte Súbita na Infância.

Como proteger o fumante passivo?

1. Reconhecer que todos tem o direito de respirar o ar não contaminado com a fumaça do cigarro.
2. Reconhecer que todos os trabalhadores tem o direito de trabalhar em lugares onde não sejam expostos aos riscos do tabagismo passivo.
3. Melhorar a consciência coletiva que os riscos do tabagismo não atingem somente ao fumante, mas a todos ao seu redor. É especialmente importante proteger as pessoas do tabagismo passivo em casa, onde as leis não tem nenhum efeito.
4. Legislar em favor do direito individual do ambiente livre do tabaco. Os governantes podem proteger as pessoas do tabagismo passivo estabelecendo lugares livres do trabalho em espaços públicos e nos locais de trabalho.

Fonte: WHO – Organização Mundial de Saúde, 2008

Imprimir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *