OMS prestes a declarar pandemia da gripe H1N1

A Organização Mundial da Saúde (OMS) está prestes a declarar a existência da primeira pandemia de influenza em mais de 40 anos, mas quer garantir que os países estejam bem preparados a fim de evitar pânico, disse o principal especialista em gripe da organização na terça-feira.

Keiji Fukuda, diretor-geral assistente da OMS, expressou preocupação com a disseminação sustentada da nova cepa H1N1 – incluindo mais de mil casos na Austrália – após surtos importantes na América do Norte, onde surgiu a gripe em abril.

A confirmação da disseminação em nível comunitário em uma segunda região além da América do Norte deflagraria a mudança para fase 6 – significando uma pandemia estabelecida. Atualmente na fase 5, a escala de alerta pandêmico tem 6 níveis.

“A situação realmente evoluiu muito ao longo dos últimos dias. Estamos realmente muito próximos de saber que estamos em uma situação de pandemia ou, acredito eu, de declarar que estamos numa situação de pandemia”, disse Fukuda numa teleconferência.

Fukuda afirmou que a mudança para fase 6 refletiria a disseminação geográfica da nova doença.

“Isso não significa que a gravidade da situação aumentou ou que mais pessoas estejam ficando gravemente doentes ou em taxas mais altas do que estão agora”, disse.

A decisão de declarar uma pandemia envolveu mais do que apenas fazer um anúncio, disse ele. A agência da Organização das Nações Unidas (ONU) teve de garantir que os países fossem capazes de lidar com a nova situação e também com as possíveis reações da população.

Veja a notícia completa no G1

Imprimir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *