Poluição atmosférica coloca em risco a saúde respiratória

Poluição do ar contribui para o aumento de doenças respiratórias
Poluição do ar contribui para o aumento de doenças respiratórias

De acordo com as estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS), a poluição do ar responde por cinco por cento das cinqüenta e cinco milhões de mortes anuais em todo o mundo, informa o presidente da SPPT – Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia, Dr. José Eduardo Delfini Cançado.

No Brasil, assim como nos demais países em desenvolvimento, a maior fonte de energia doméstica é a incineração de biomassa. Metade da população mundial, em mais de 90% das residências da zona rural destas nações, pratica a queima de madeira, carvão, esterco de animais ou resíduos agrícolas para cozinhar, se aquecer ou para iluminação. Consequentemente, há produção de altos índices de poluição em ambientes internos e externos, aumentando o risco de infecção respiratória, a grande vilã da mortalidade infantil nestas regiões.

As crianças estão mais sujeitas a adquirir estes males, havendo relação direta entre o aumento no número de atendimentos e internações hospitalares com a elevação dos índices de poluição.

Veja a matéria completa no site da SPPT – Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia

Imprimir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *