Fibras e frutas secas ajudam a controlar a vontade de fumar

Se bater aquela vontade de fumar, coma fibras naturais, como uva passa, para acabar com o desejo. Alimentos dessa natureza são distribuídos gratuitamente no Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod), da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, a pacientes dependentes do cigarro que tentam largar o vício.

O objetivo do “kit fissura” é desviar a atenção da vontade de fumar. Segundo a diretora do Cratod, Luizemir Lago, o paciente, enquanto mastiga, perde a vontade de acender um cigarro. “Comer substitui a mensagem enviada pelo nicotina ao cérebro e neutraliza-se a vontade do tabaco.”

O “kit fissura” começou a ser usado em forma de teste em 2008 no Cratod, que atende 2,4 mil pacientes por ano que querem largar o vício. Diante da aceitação, o serviço agora é permanente. Os dependentes recebem nas quatro primeiras sessões do tratamento um saco plástico vedado com fibras secas, como damasco, uva passa, cravo, canela e casca crocante de laranja. A ideia de colocar frutas secas no cardápio partiu das nutricionistas do Cratod. “Não são tão calóricas e a sacola pode ser levada para qualquer lugar.”

Além das frutas secas, os pacientes comem os palitos – legumes, como pepino, e raízes, como a cenoura, cortados em tiras. Esses alimentos são indicados para evitar que os pacientes comam alimentos calóricos e engordem. “Muitos pacientes esqueciam de montar o kit ou escolhiam alimentos inadequados, como chocolate”, diz a médica do Cratod Stella Regina Martins. No tratamento eles recebem ainda medicamentos, gomas de nicotina e adesivos.

Imprimir

Um comentário em “Fibras e frutas secas ajudam a controlar a vontade de fumar”

  1. Gostei muito deste kit fissura, sou assistente social e vou incluir esta ideia no meu projeto.
    Se vcs tiverem mais detalhes podem me passar

    Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *