45 mil brasileiros morrerão de câncer de pulmão em 2010

20080527-tabagismo4.jpgSegundo estimativas do Inca (Instituto Nacional de Câncer), 45 mil brasileiros morrerão de câncer de pulmão neste ano. As mulheres estão mais suscetíveis à doença –elas serão 27 mil desse total.

O cigarro provoca 90% dos casos de câncer pulmonar. Dos 10% de vítimas restantes que não colocam o cigarro na boca, um terço fuma passivamente.

O tabaco está entre as principais causas de mortes evitáveis, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde). Todos os anos, cerca de 5 milhões de pessoas morrem no mundo em decorrência do cigarro. No Brasil, que tem 18,8% de sua população fumante, as vítimas somam 200 mil, segundo a Opas (Organização Panamericana de Saúde).

O cigarro causa:

- 90% dos casos de câncer no pulmão (entre os 10% restantes, 1/3 é de fumantes passivos)
- 30% das mortes decorrentes de outros tipos de câncer (de boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga e colo de útero)
- 85% das mortes por bronquite e enfisema
- 45% das mortes por infarto agudo do miocárdio na faixa etária abaixo de 65 anos
- 45% das mortes por doença coronariana na faixa etária abaixo dos 60 anos
- 25% das doenças vasculares (entre elas, derrame cerebral)

Saiba mais sobre o cigarro

- A fumaça do cigarro reúne, aproximadamente, 4,7 mil substâncias tóxicas diferentes e muitas delas são cancerígenas.
- O tabagismo está ligado a 50 tipos de doenças como câncer de pulmão, de boca e de faringe, além de problemas cardíacos.
- No Brasil, 23 pessoas morrem por hora em virtude de doenças ligadas ao tabagismo.
- Crianças com 7 anos nascidas de mães que fumaram 10 ou mais cigarros por dia durante a gestação apresentam atraso no aprendizado quando comparadas a outras crianças.

Fonte: Ministério da Saúde

6 comentários para “45 mil brasileiros morrerão de câncer de pulmão em 2010”

  • Leonice:

    Ontem 09/04/2011, fez dois meses que minha irmã faleceu de cancer do pulmão. Ela era fumante e nunca conseguiu dexar o cigarro. Tinha apenas 53 anos e sofreu muito.
    Minha mãe tambem morreu à 19 anos de efizema pulmonar, com apenas 55 anos de idade. Eu nunca fumei e gostaria que todo fumante que ler esta msg pense em suas familias e em seu proprio sofrimento e tente deixar esse vício horrroroso que causa tanto sofrimento e dor.

  • tenho 47 anos fumo desde os 13, estou tentando deixar de fumar.
    QUERO FAZER UMA BATERIA DE EXAMES PRA VER SE EU JÁ TENHO ALGUMA DOENÇA LETAL. PARA MIM ESTÁ SENDO QUASE IMPOSSÍVEL DEIXAR DE FUMAR.

  • Andreza leoncini:

    Luzia, faça um esforço e deixe de fumar, esta semana descobrimos que minha mãe de 64 anos esta com CA, nem quero pensar como será daqui para frente,sempre pedi que parasse pois uma hora o corpo te cobra.O pai de um amigo esta passando por isso tbm, cuidado esta cd vez mais frequente!!!POR FAVOR SE ESFORCE!!!

  • lucilene Bezerra do vale:

    Eu fumei mais de 20 anos parei duas vezes. e voltei parei agora. dessa vez nao volto mais pode acreditar;nunca mais faça como eu pare agora de fumar…..que um motivo´para parar de fumar. pare;;;;;;;;agora..

  • jorsineide:

    bom e dificil perder alguem principalmente mae e filho tenho 4 meses que perdi minha mae vitima de cancer ela nunca fumou e derrepente comessou com uma tosse dores nas costas e febre fomosao medico ele dizia que era gripe nao passava nenhum tipi de exame tudo bem eu vi que a cada dia ela estava piorando pagamos uma consulta foi dair que o medico que atendeu no particular passou varios exames para descobrir o problema da minha mae foi na radiografia do pulmao que apareceu a mancha corremos para salvador pra fazer a bromcoscopia foi air onde veio a serteza de que minha mae tava com cancer depois da descoberta ela so teve 8 dias de vida ela sofrendo sem nunca imginar que seria essa doença mizeravel que ta matando hoje so resta a dor e muitas sauddes porfavor voces que sao fumante pare de fumar sem querer voces estao se matando e matando e matando tambem pense mais no proximo pare de fumar

  • Meu nome é Fernanda F. Garcia…….
    Hoje uma pessoa completamente triste com a perda da minha mãe Ana Aparecida, que após 10 meses de luta contra o cancer de pulmão perdeu a batalha em 01/03/2012.
    Pessoas por favor parem de fumar enquanto é tempo, vocês não fazem idéia do que é querer respirar e não encontrar ar nos pulmões, é triste deprimente.
    Minha querida morreu nos meus braços.

Deixe um comentário

Advertência: Este site tem caráter apenas informativo. Este site não se destina a consultas médicas via internet e nesse sentido não responde a dúvidas de casos pessoais com relação a diagnósticos, prescrições de medicamentos, tratamentos, pesquisas médicas ou resultados de exames.

Por quê este site?

Pulmões de fumante e de não-fumante

Diariamente atendo pacientes em fase final de doenças pulmonares. Alguns com câncer de pulmão, muitos com enfisema e bronquite crônica. Vejo neles o sofrimento causado pelo cigarro e o arrependimento por não ter parado antes.

Além de ajudar as pessoas a parar de fumar, acredito ser também dever do médico participar do processo de informação e educação continuada da comunidade.

Pare de fumar e ajude alguém a parar. Enquanto é tempo.

Quem não fuma não é obrigado a fumar

Enquete

Se você parou de fumar, como conseguiu?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
Calculadora de cigarros
Número de anos em que você fuma ou fumou:


Média diária de cigarros fumados:


Preço médio de um maço de cigarro:

Use "ponto" para separar os centavos.