Até o momento laser não cura asma!

A Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia tem como uma das suas funções a difusão do conhecimento científico na área das doenças respiratórias prioritárias e o zelo pela divulgação de Boas Práticas Clínicas. Foi com surpresa que verificamos a divulgação, em imprensa leiga, matéria na Revista Veja – Edição 2146 – ano 43 – n°1 – pagina 74, de 6 de janeiro de 2010, artigo referente a pesquisa desenvolvida no InCor com aplicação de Laser para obtenção de controle da asma. A reportagem sugeriu que asmáticos, após o tratamento com raios Laser, poderiam ter uma vida normal, sendo possível abandonar o tratamento anti-inflamatório com corticóides inalatórios, após a aplicação das ondas luminosas.

Compreendemos perfeitamente a missão da Universidade em pesquisar e divulgar tratamentos novos, bem como assegurar que esse conhecimento, ao ser transferido ao público leigo, seja sempre revestido dos devidos cuidados para que a falta de embasamento teórico da população não propicie uma má interpretação.

Essa reportagem, descrevendo um tratamento experimental como potencialmente mais eficaz do que o tratamento universalmente aceito como o mais efetivo para controle da asma (corticóides inalatórios: Evidencia A nas Diretrizes e Consensos mundiais), gera uma falsa impressão de conhecimento sólido e produzido em Instituição de credibilidade irrefutável.

Como especialistas sabemos que o Laser ainda carece de comprovação científica definitiva para ser recomendado como tratamento de primeira linha.

Sendo assim, encaminhamos, através de nossa Assessoria de Imprensa, uma resposta a VEJA, a qual não foi publicada. Estamos trabalhando para esclarecer a população de forma transparente e adequada.

Jussara Fiterman
Presidente da SBPT

Imprimir

5 comentários em “Até o momento laser não cura asma!”

  1. Agradeço imensamente a informação apesar da decepção,pois sou asmática e faço uso de duas bombinhas e confesso que estava pronta p/ir ao Incor tentar o tratamento.
    Regina

  2. Tenho esporádicas crises de asma, mas sei o quanto são ruins e difíceis de passar, lendo a reportagem da Veja de 06/01, confesso que fiquei feliz, mas somente agora pude ver que não é realmente daquele jeito. Se houver alguma novidade neste campo, por favor entre em contato comigo pelo e-mail indicado. Obrigada Patrícia.

  3. Eu já suspeitava que não seria tão fácil assim curar a asma. A minha é congênita e, por isso, sei muito bem o que é sofrer com esta doença em inúmeras tentativas de cura, mas todas em vão… Agora, só me resta torcer pra que o tratamento com laser evolua! Se existir alguma evolução na cura da asma, gostaria de ser informado. Obrigado.

  4. Ainda tenho grande esperança que este tratamento com laser revolucione a vida de quem tem asma, pois eu detesto a rotina de usar brocodilatadores e anti-infamatórios diariamente…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *