Arquivo de setembro de 2008

Informações sobre a asma

A Asma, uma doença crônica caracterizada pela inflamação dos pulmões, afeta cerca de 10% da população mundial. O termo Asma deriva de um equivalente grego que significa “arfante”. O distúrbio pode ser desencadeado por exercício, alergias, baixas temperaturas, infecções ou estresse.

Apesar de ainda não existir uma cura para o problema, é possível obter um bom controle na maioria dos casos. Continuar a leitura »

Saiba mais sobre a nicotina

Há milhares de anos as pessoas vêm fumando ou mastigando  folhas de tabaco (o nome científico da planta é Nicotiana tabacum).

O tabaco foi encontrado e cultivado pela primeira vez nas Américas, talvez por volta de 6.000 a.C. Após a descoberta e colonização do continente, o tabaco foi amplamente exportado para a Europa continental e outras partes do mundo.

Mesmo em seus primeiros dias, o uso do tabaco já causava polêmica. Alguns louvavam suas propriedades medicinais. Um exemplo disso é que o tabaco supostamente deveria proteger contra os males causados pela peste.

Desde o século 17 as pessoas especulavam que poderia haver uma ligação entre doenças, como o câncer, e o uso do tabaco. Desde então, as pesquisas têm fornecido evidências dessa ligação, e as propagandas públicas que alertam sobre os riscos causados à saúde pelo tabaco são veiculadas regularmente na TV.

Veja o artigo completo em “How Stuff Works – Nicotina” clicando aqui.

Por quê este site?

Pulmões de fumante e de não-fumante

Diariamente atendo pacientes em fase final de doenças pulmonares. Alguns com câncer de pulmão, muitos com enfisema e bronquite crônica. Vejo neles o sofrimento causado pelo cigarro e o arrependimento por não ter parado antes.

Além de ajudar as pessoas a parar de fumar, acredito ser também dever do médico participar do processo de informação e educação continuada da comunidade.

Pare de fumar e ajude alguém a parar. Enquanto é tempo.

Enquete

Se você parou de fumar, como conseguiu?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
Calculadora de cigarros
Número de anos em que você fuma ou fumou:


Média diária de cigarros fumados:


Preço médio de um maço de cigarro:

Use "ponto" para separar os centavos.