Arquivo de março de 2009

Falsificação de cigarros potencializa prejuízos à saúde

Obesidade está associada à piora de função pulmonar

Estudo realizado por pesquisadores franceses ao longo de sete anos de acompanhamento com 121.965 homens e mulheres no Paris Investigations Préventives et Cliniques Center, analisou as diferentes associações entre danos à função pulmonar e componentes específicos da síndrome metabólica.

Os danos pulmonares foram associados à síndrome metabólica independente da idade, sexo, hábito de fumar, consumo de álcool, nível de educação, índice de massa corporal, atividades físicas e história prévia de doenças cardiovasculares. Alterações lipídicas (baixos níveis de HDL-colesterol e altos níveis de triglicérides), aumento da glicemia e da pressão arterial, obesidade abdominal (aumento da circunferência abdominal) são inversamente proporcionais à preservação da função pulmonar.

Os resultados mostram forte relação entre aumento da circunferência abdominal e diminuição da função pulmonar, independente de fatores de risco cardiovasculares maiores, incluindo índice de massa corporal e hábito de fumar. Estudos posteriores precisam analisar os mecanismos desta relação.

A obesidade central, abdominal ou visceral foi definida pela medida da circunferência abdominal. Quando maior que 89cm para mulheres ou 102cm para homens, foi caracterizado este tipo de distribuição da gordura entre os participantes.

Fonte: American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine

Cigarros mentolados causam maior dependência

Um estudo desenvolvido pela Universidade de Medicina e Odontologia de New Jersey nos Estados Unidos mostra que cigarros mentolados são mais difíceis de largar, particularmente entre fumantes americanos afrodescendentes e latinos.

O estudo analisou o efeito do mentol nas taxas de cessação de fumar entre diversos grupos dentre os cerca de 1700 fumantes que freqüentaram a Clínica de Dependência do Tabaco na Escola de Saúde Pública da Universidade. Os pesquisadores manifestaram preocupação com o fato de que muitos jovens e fumantes latinos estão se tornando dependentes de cigarros mentolados.

E também com o fato de que a indústria do tabaco poder direcionar o marketing de seus cigarros mentolados para grupos com menor poder de compra, tais como jovens, com o objetivo de fisgá-los mesmo com menos cigarros por dia. Uma recente lei em New Jersey e uma lei federal pendente proíbem a comercialização de cigarros com sabor de frutas e de balas, mas ainda permitem que o mentol seja adicionado aos cigarros.

Fonte: INCA

Poluição do ar aumenta chance de morte

Poluição contribui para aumento de mortes

Poluição contribui para aumento de mortes

A poluição gerada por veículos agrava doenças e mata indiretamente, em média, quase 20 pessoas por dia na região metropolitana de São Paulo, quase o dobro do que há cinco anos.

Segundo estudo do Laboratório de Poluição Atmosférica da Faculdade de Medicina da USP, baseado em parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), a chance de uma pessoa morrer de doença cardiorrespiratória nos 39 municípios da região é atualmente de 10,9%. Sem as emissões veiculares, cairia para 2,4%.

Nos atuais padrões, o ar da região mata indiretamente, por ano, 7.187 pessoas a partir dos 40 anos (grupo de maior vulnerabilidade). São 65% a mais que em 2004, ano da última pesquisa. As principais doenças agravadas são infarto, acidente vascular cerebral, pneumonia, asma e câncer de pulmão.

Fonte: Folha de São Paulo

Por quê este site?

Pulmões de fumante e de não-fumante

Diariamente atendo pacientes em fase final de doenças pulmonares. Alguns com câncer de pulmão, muitos com enfisema e bronquite crônica. Vejo neles o sofrimento causado pelo cigarro e o arrependimento por não ter parado antes.

Além de ajudar as pessoas a parar de fumar, acredito ser também dever do médico participar do processo de informação e educação continuada da comunidade.

Pare de fumar e ajude alguém a parar. Enquanto é tempo.

Enquete

Se você parou de fumar, como conseguiu?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
Calculadora de cigarros
Número de anos em que você fuma ou fumou:


Média diária de cigarros fumados:


Preço médio de um maço de cigarro:

Use "ponto" para separar os centavos.