Narguile também pode causar câncer de pulmão e outras doenças

O hábito de fumar através de cachimbos d’água (narguile, arguile, narguilê, narguilé, naguilê, shisha, hookah, waterpipe, pipa oriental) é bastante antigo e disseminado principalmente na África e Ásia há mais de quatro séculos. Atualmente, vem tendo uma expansão pela Europa e América, associado ao exotismo e orientalização de alguns costumes.

Supostamente, ao passar pela água, a fumaça do tabaco seria “filtrada”, sendo menos perigosa para o organismo. Esta crença é infundada, apesar de alguns fabricantes a rotularem como “livre de tabaco”. Existem atualmente misturas de tabaco com substâncias as mais diversas, com sabores e odores os mais variados.

Um relatório publicado pela Organização Mundial de Saúde mostra exatamente o contrário.

Narguile pode causar doenças pulmonares

Continue lendo Narguile também pode causar câncer de pulmão e outras doenças

Idosos com má-higiene bucal tem mais chances de morrer de pneumonia

Uma boa higiene bucal pode significar menor risco de morte por pneumonia entre os idosos, segundo estudo publicado no Journal of the American Geriatrics Society.

Em estudo feito com 143 idosos residentes em asilos, os pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisa Dental e Craniofacial dos Estados Unidos descobriram que aqueles que têm um enfermeiro ajudando-os a manter uma boa saúde bucal apresentam risco três vezes menor de morrer de pneumonia, principal causa de morte de idosos residentes em asilos naquele país. A pneumonia em idosos é frequentemente desencadeada pela aspiração de saliva ou pela comida. De acordo com os autores, é provável que o risco de pneumonia “dependa da qualidade e da quantidade do conteúdo orofaringeano de um paciente na hora da inoculação ou introdução respiratória”.

O artigo completo (em inglês) está disponibilizado aqui.

Estudo mostra que não fumantes vivem mais e tem melhor qualidade de vida

A saúde e a qualidade de vida do homem pioram em proporção direta ao número de cigarros fumados diariamente, mesmo em indivíduos que deixaram de fumar, diz um estudo incluído na mais recente edição da revista científica Archives of Internal Medicine.

O pesquisador Arto Y. Strandberg e colegas da Universidade de Helsinki, na Finlândia, acompanharam 1.658 homens brancos nascidos no país entre 1919 e 1934 que estavam saudáveis em uma primeira avaliação, realizada em 1974.

Em 2000, os participantes receberam questionários pelo correio. As perguntas avaliavam se ainda fumavam, sua saúde e qualidade de vida.

Os pesquisadores entraram em contato com o cartório nacional da Finlândia para obter informações sobre participantes mortos.

Os especialistas constataram que, no intervalo de 26 anos entre as duas avaliações, 372 (22,4%) dos homens morreram.

Os que nunca haviam fumado viveram em média dez anos mais do que os que consumiam mais de 20 cigarros por dia. Continue lendo Estudo mostra que não fumantes vivem mais e tem melhor qualidade de vida