Arquivo de setembro de 2009

Leis antifumo fazem cair número de ataques cardíacos

heartattackDois estudos americanos publicados nesta semana indicam que as leis antifumo tiveram um impacto bem maior do que o esperado na prevenção de ataques cardíacos.

Os estudos apontam que o número de ataques cardíacos na Europa e América do Norte chegaram a cair em torno de um terço após a introdução das leis que proíbem o fumo em locais públicos.

O primeiro estudo, realizado pela Universidade do Kansas, realizou uma revisão sistemática de 10 relatórios de 11 regiões diferentes nos EUA, Canadá e Europa que adotaram as leis antifumo.

Os resultados, publicados na revista científica Journal of the American College of Cardiology, indicam que o número de ataques cardíacos reduziu em até 26% por ano depois da adoção das leis. Continuar a leitura »

Vacinas contra vírus A(H1N1) são aprovadas nos Estados Unidos

A Agência de Drogas e Alimentos dos Estados Unidos (FDA, por suas iniciais em inglês) aprovou nesta terça-feira, 15, quatro vacinas desenvolvidas para combater o vírus A H1N1, causador da doença popularmente conhecida como gripe suína.

As aprovações foram anunciadas nesta terça-feira, 15, pela secretária de Saúde e Serviços Humanos, Kathleen Sebelius, durante audiência promovida pela Comissão de Energia e Comércio da Câmara dos Representantes dos EUA em Washington. Continuar a leitura »

Esquema de atendimento especial para gripe suína começa a ser desmontado em São Paulo e no Rio de Janeiro

Os hospitais de São Paulo começaram a desmontar o “esquema de guerra” que havia sido organizado para atender aos doentes de gripe suína –a gripe A (H1N1)– no período crítico da epidemia. A desmobilização ocorre por causa dos sinais de que a epidemia, que já matou pelo menos 657 pessoas no Brasil, caminha para o final.

O hospital Emílio Ribas, referência nacional em doenças infecciosas, deixou de ter uma enfermaria e médicos dedicados exclusivamente aos pacientes com síndrome gripal. E a farmácia que só distribuía o Tamiflu já foi desativada.

Os doentes com os sintomas da gripe agora são atendidos da mesma forma que os demais pacientes do hospital. E o Tamiflu voltou para a farmácia geral do Emílio Ribas. Continuar a leitura »

Laboratório informa que basta uma dose para imunizar contra a gripe suína

vacinaO laboratório australiano CSL disse nesta quinta-feira que basta uma dose única da vacina contra a gripe H1N1 para proteger adultos, o que significa que a oferta existente pode durar mais do que previam as autoridades sanitárias.

Uma dose de 15 microgramas da vacina da CSL, que não usa um adjuvante (substância que reforça a imunização), obteve a reação imunológica desejada em 95 por cento dos 240 adultos testados, relatou a empresa na revista New England Journal of Medicine.

Na semana passada, os laboratórios Novartis e Sinovac haviam apresentado conclusões semelhantes.

A cepa pandêmica do vírus H1N1, conhecido popularmente como “gripe suína,” pode vir a infectar 2 bilhões de pessoas, ou um terço da população mundial, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Por se tratar de uma nova variação do vírus, especialistas diziam que provavelmente seriam necessárias duas doses para garantir a imunização. As autoridades do Hemisfério Norte têm pressa em iniciar programas de vacinação em massa antes que chegue o inverno, época em que há maior difusão das gripes comuns.

Outros laboratórios, como Sanofi-Aventis, GlaxoSmithKline e MedImmune, também estão preparando vacinas contra o H1N1 para completar os estoques dos governos.

Fonte: UOL

A grande maioria dos estabelecimentos cumpre a lei anti-fumo

Em vigência há trinta dias no Estado de São Paulo, a lei antifumo foi cumprida em 99,5% dos locais fiscalizados pela Vigilância Sanitária e pelo Procon. As multas aplicadas somaram 198, uma média de 6,6 por dia neste primeiro mês.

“O fato é que a lei pegou”, disse o governador José Serra (PSDB), durante entrevista coletiva concedida aos jornalistas. “Não é por causa da fiscalização, pegou é porque a população aderiu e isso tende a ter um efeito dominó no resto do país”, afirmou, em referência a outras cidades e Estados que também aderiram à lei.

Ainda de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (9) pelo governo de São Paulo, 37.117 estabelecimentos foram fiscalizados entre 7 de agosto e 6 de setembro. “O apoio da população é massivo, até dos fumantes. A qualidade dos ambientes de bares e restaurantes melhorou e a gente tem depoimentos dos proprietários de bares, dos garçons, dizendo que o ambiente melhorou e o movimento não caiu”, disse Serra.

Fonte: UOL

SP divulga balanço de multas da lei anti-fumo

No primeiro mês de vigência da lei antifumo, a Vigilância Sanitária e o Procon aplicaram em todo o estado de São Paulo 198 multas a estabelecimentos que desrespeitaram a proibição do uso do tabaco em ambientes fechados de uso coletivo. O balanço foi divulgado nesta quarta-feira (9), no Instituto do Câncer, na capital paulista, pelo governador José Serra e pelos secretários de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, e da Justiça e Defesa do Cidadão, Luiz Antônio Marrey.

Desde o dia 7 de agosto, quando a lei passou a valer em todo o estado, até o dia 6 de setembro, fiscais da lei visitaram 37.117 estabelecimentos, entre bares, restaurantes e casas noturnas. Das multas aplicadas, 87 foram registradas na cidade de São Paulo e 111, no interior.

Fonte: G1

Brasileiros criam tratamento para enfisema baseado em células-tronco

Pesquisadores do IMC (Instituto de Moléstias Cardiovasculares), de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, e da Universidade Estadual Paulista (Unesp) – campus de Assis – anunciaram nesta terça-feira a realização de uma terapia com a aplicação de células-tronco adultas para tratamento da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), o enfisema pulmonar, em pacientes que adquiriram a doença com o cigarro. A terapia, que é totalmente financiada pelo IMC, é inédita no País e no mundo, algo semelhante, com outros tipos de cultura de células e outros grupos de pacientes, está sendo feito nos Estados Unidos e no Rio.

O objetivo dos pesquisadores é restaurar o tecido pulmonar dos pacientes que perderam a capacidade respiratória por causa da doença. Estima-se que o enfisema, que é incurável em 90% dos casos, atinja de 6% a 7% da população com mais de 40 anos. Causada pelo cigarro, a doença gera inflamação nos brônquios e destrói os alvéolos e o tecido pulmonar. Com o tempo, o paciente não consegue fazer a troca gasosa, ou seja, reter oxigênio e eliminar gás carbônico e por isso sente dificuldade para respirar.

Quatro pacientes foram submetidos à terapia. Eles receberam nos últimos meses aplicação de 30 ml (mililitros) cada um de células-tronco adultas, extraídas da medula e os resultados verificados nas avaliações clínicas em três deles animaram a equipe. As aplicações foram feitas nos dias 11 de maio, 7 de julho e 13 de agosto e as avaliações clínicas em 30 e 60 dias após as aplicações.

“Pacientes que viviam com ajuda de aparelhos de oxigênio e não podiam caminhar sem eles, hoje o fazem sem o equipamento. Um deles voltou a dirigir sem o aparelho e outro, a ter forças e ar para acompanhar o cão na caminhada”, contou o cirurgião torácico Aldemir Bilacchi, responsável pelas aplicações, feitas em bombeamentos individuais, por meio de veias periféricas, durante quatro horas.

O tratamento ainda é considerado experimental.

Fonte: Terra – Clique aqui para ver a notícia completa.

Vacina contra gripe suína será feita em parceria com laboratório francês

O grupo farmacêutico Sanofi Aventis assinou um contrato com o Instituto Butantan para produção e distribuição de vacinas conta a gripe A – Influenza A (H1N1), popularmente conhecida como gripe suína. O contrato foi firmado com a Sanofi Pasteur, divisão de vacinas do grupo francês, a pedido do Ministério da Saúde, que prevê a distribuição de 18 milhões de doses da vacina.

Em comunicado, a Sanofi Pasteur informou que seu objetivo é “produzir e entregar, no menor tempo possível, uma vacina para a gripe A que responda aos padrões de qualidade estabelecidos pelas autoridades brasileiras”.

O Instituto Butantan ficará encarregado de elaborar a fase final da vacina em São Paulo e de cuidar da distribuição, segundo a nota.

O acordo foi anunciado durante a visita oficial que o presidente da França, Nicolas Sarkozy, faz hoje ao Brasil, lembrou o laboratório francês.

Fonte: Época Negócios

Gripe suína tem recuo no Brasil

Balanço divulgado nesta quarta-feira (2/9/09) pelo Ministério da Saúde contabilizava 657 mortes por gripe suína –a gripe A (H1N1)– no país, entre 25 de abril e 29 de agosto. O número representa um acréscimo de cem óbitos em referência ao levantamento da semana passada.

Apesar do aumento no número de mortes, houve uma diminuição no número de pacientes com gripe suína que evoluíram para casos graves. Entre 23 de 29 de agosto, o Ministério da Saúde recebeu 151 notificações de casos graves da gripe A (H1N1); contra 639 casos registrados entre os dias 16 a 22 de agosto; e contra 1.165 registros entre os dias 9 e 15 do mês passado.

“A análise epidemiológica dos dados permite concluir que a transmissão do novo vírus A (H1N1) e os casos graves provocados por ele estão diminuindo no Brasil”, afirmou a pasta, em nota. Ao todo, foram confirmados 6.592 casos graves da gripe suína no país até esta quarta.

Fonte: Folha Online

Por quê este site?

Pulmões de fumante e de não-fumante

Diariamente atendo pacientes em fase final de doenças pulmonares. Alguns com câncer de pulmão, muitos com enfisema e bronquite crônica. Vejo neles o sofrimento causado pelo cigarro e o arrependimento por não ter parado antes.

Além de ajudar as pessoas a parar de fumar, acredito ser também dever do médico participar do processo de informação e educação continuada da comunidade.

Pare de fumar e ajude alguém a parar. Enquanto é tempo.

Enquete

Se você parou de fumar, como conseguiu?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
Calculadora de cigarros
Número de anos em que você fuma ou fumou:


Média diária de cigarros fumados:


Preço médio de um maço de cigarro:

Use "ponto" para separar os centavos.