Arquivo de abril de 2009

Saiba mais sobre a gripe suína

Mexicanos fazem fila em frente a hospital

População faz fila em frente à hospital no México (Foto AP)

Até agora, sabe-se que a gripe suína se trata de uma doença respiratória que teve origem em porcos, a partir da combinação de material genético de diferentes vírus de gripe. Cientistas e governos ainda buscam informações mais detalhadas sobre a doença e as formas de prevenção e tratamento, mas algumas das dúvidas já podem ser respondidas com base nos dados divulgados por governos e centros de pesquisa.

Veja abaixo as repostas a algumas das questões relacionadas ao surto.

O que é a gripe suína?

É uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é diferente do H1N1 totalmente humano que circula nos últimos anos, por conter material genético dos vírus humanos, de aves e suínos, incluindo elementos de vírus suínos da Europa e da Ásia.

Como é transmitido o vírus?

Em casos registrados nos últimos anos, a doença foi contraída por pessoas que tiveram contatos com criações de porcos, mas não há registro de que o mesmo tenha acontecido no atual surto. Ela está sendo da mesma forma que a gripe comum: por via aérea, de pessoa para pessoa, por meio de espirros e tosse. Continuar a leitura »

Unesp testa células-tronco para tratamento do enfisema

Células-tronco serão usadas para tratar DPOC

Células-tronco serão usadas para tratar DPOC

Pesquisadores da Unesp (Universidade Estadual Paulista) iniciam, na próxima semana, uma terapia inédita com células-tronco para tratar pacientes com DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), em especial aqueles com enfisema pulmonar avançado.

Segundo o médico geneticista João Tadeu Ribeiro Paes, principal autor do estudo, a Conep (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa) –órgão que regulamenta pesquisas– autorizou a pesquisa em humanos na semana passada.

A DPOC pode se manifestar como bronquite ou enfisema. Este último é uma doença crônica causada em 90% dos casos pelo cigarro, que gera inflamação nos brônquios e destrói os alvéolos e o tecido pulmonar. Com o tempo, o paciente perde a capacidade de respirar normalmente, pois a troca gasosa fica debilitada. Estima-se que de 6% a 7% da população com mais de 40 anos tenha o problema. Não há cura. Continuar a leitura »

Hipertensão pulmonar apresenta alto risco de morte

Doença rara, desconhecida, grave e sem cura, a hipertensão arterial pulmonar representa importante risco de óbito. Surge em conseqüência da elevação da pressão sangüínea nas artérias que levam o sangue do coração aos pulmões.

Muitos fatores podem estar associados ao aumento da pressão nas artérias pulmonares. A dra. Jaquelina Ota, vice-presidente da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT), explica que quem usa remédios para emagrecer, quem possui alguns tipos de doenças reumatológicas, portadores do vírus HIV, de cirrose hepática ou de cardiopatias congênitas estão no grupo vulnerável. Continuar a leitura »

A lei anti-fumo será boa para a sociedade?

Recentemente o governador José Serra enviou para aprovação na Assembléia Legislativa do Estado a Lei Anti-Fumo.

Por esta lei, não se pode mais fumar em qualquer lugar, público ou privado, no Estado de São Paulo, a não ser em locais abertos, como as ruas, por exemplo, ou na própria casa do fumante. A lei foi aprovada no início deste mês, e até a data em que escrevo estas linhas, estava para ser assinada pelo governador.

Os donos de bares e restaurantes têm protestado, alegando que serão obrigados a demitir funcionários, que estamos em uma época de crise, que isto vai fazer cair o faturamento, e outras queixas mais.

Mas,  isto já ocorreu em outros locais? O que aconteceu depois que a lei foi implantada em outros países? Continuar a leitura »

Recomendações da Conferência Mundial Tabaco OU Saúde

14ª Conferência Mundial Tabaco OU Saúde – Mumbai, Índia – 8 a 12 de março de 2009

A 14ª Conferência Mundial em Tabaco OU Saúde reconhece que:

  • Todos os produtos de tabaco são perigosos e criam um grave problema econômico, especialmente nos países de baixa renda.
  • A comunidade de controle do tabaco precisa aumentar os esforços para combater esta epidemia.
  • A indústria do tabaco comercializa todas as formas de produtos de tabaco e continua a desenvolver novos produtos.
  • A indústria do tabaco obstrui medidas eficazes de controle do tabaco e continua a promover seus produtos de todas as maneiras possíveis, incluindo a indústria de entretenimento.
  • A Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT) é uma ferramenta efetiva adotada por 84% dos países do mundo.

Continuar a leitura »

Assembléia de SP aprova lei anti-fumo

A Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) aprovou na noite desta terça-feira o projeto de lei 577/2008, do governo, que bane o tabagismo em quase todos os ambientes fechados no Estado. Foram 69 votos a favor e 18 contra. O texto segue agora para sanção ou veto do governador José Serra (PSDB), que tem dez dias para se manifestar.

Proposto em agosto de 2008, o projeto bane o cigarro de ambientes coletivos fechados, públicos ou privados, e proíbe as áreas de fumantes.

O projeto foi aprovado com três emendas propostas pelos parlamentares. Na primeira delas, o governo de São Paulo terá de disponibilizar medicamentos e assistência médica aos fumantes que queiram parar de fumar. Outra emenda também acatada pela Casa é que a lei só entre em vigor 90 dias após sua publicação no Diário Oficial. Por último, neste período, o governo deverá realizar ampla campanha para explicar a lei. Continuar a leitura »

Por quê este site?

Pulmões de fumante e de não-fumante

Diariamente atendo pacientes em fase final de doenças pulmonares. Alguns com câncer de pulmão, muitos com enfisema e bronquite crônica. Vejo neles o sofrimento causado pelo cigarro e o arrependimento por não ter parado antes.

Além de ajudar as pessoas a parar de fumar, acredito ser também dever do médico participar do processo de informação e educação continuada da comunidade.

Pare de fumar e ajude alguém a parar. Enquanto é tempo.

Enquete

Se você parou de fumar, como conseguiu?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
Calculadora de cigarros
Número de anos em que você fuma ou fumou:


Média diária de cigarros fumados:


Preço médio de um maço de cigarro:

Use "ponto" para separar os centavos.