Arquivo de julho de 2008

Adolescentes fumantes tem mais problemas de audição

Adolescentes que fumam ou cujas mães fumaram durante a gravidez têm mais chances de apresentar problemas de audição, segundo um estudo conduzido por pesquisadores americanos.

Nos testes realizados com 67 adolescentes, os especialistas da Universidade Yale descobriram que os que haviam sido expostos à fumaça do cigarro tinham mais dificuldade para se concentrar e entender o que estava sendo dito a seu redor.

O estudo, publicado na revista especializada New Scientist, ainda revelou que, entre esses adolescentes, a massa branca do cérebro – responsável pela transmissão de mensagens – estava aumentada de tamanho. Continuar a leitura »

Baixa umidade eleva incidência de doenças respiratórias

Estatísticas divulgadas pela Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo apontam uma elevação de até 25% nos problemas respiratórios por causa do frio e do clima seco.

Devido a esse cenário do período, segundo a secretaria, é comum a elevação no desenvolvimento de doenças como pneumonias, gripes, rinites, sinusites, alergias e resfriados.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, entre abril e setembro de 2007, meses historicamente considerados mais críticos, foram realizadas aproximadamente 1,5 milhão de inalações na rede municipal.

A situação de baixa umidade relativa do ar, popularmente conhecida como tempo seco, significa que foi pequena a quantidade de água, em forma de vapor, na atmosfera. Continuar a leitura »

Proibição do fumo ajuda britânicos a parar de fumar

A lei que proíbe o fumo em lugares públicos na Grã-Bretanha, introduzida há um ano, aumentou de forma dramática o número de pessoas que abandonaram o cigarro no país, segundo uma pesquisa.

O estudo, financiado pela entidade beneficente Cancer Research UK, de fomento à pesquisa sobre o câncer, estimou que cerca de 400 mil pessoas deixaram de fumar após a lei ter entrado em vigor.

Os pesquisadores calculam que isto poderia ajudar a salvar por volta de 40 mil vidas nos próximos dez anos. Continuar a leitura »

O cigarro e seus males

Vídeo disponível no YouTube

Por quê este site?

Pulmões de fumante e de não-fumante

Diariamente atendo pacientes em fase final de doenças pulmonares. Alguns com câncer de pulmão, muitos com enfisema e bronquite crônica. Vejo neles o sofrimento causado pelo cigarro e o arrependimento por não ter parado antes.

Além de ajudar as pessoas a parar de fumar, acredito ser também dever do médico participar do processo de informação e educação continuada da comunidade.

Pare de fumar e ajude alguém a parar. Enquanto é tempo.

Enquete

Se você parou de fumar, como conseguiu?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
Calculadora de cigarros
Número de anos em que você fuma ou fumou:


Média diária de cigarros fumados:


Preço médio de um maço de cigarro:

Use "ponto" para separar os centavos.