Fumo acelera a deterioração do cérebro

Um estudo realizado na Holanda concluiu que o fumo pode acelerar a deterioração das funções cerebrais em pessoas mais velhas.

Segundo os cientistas, a taxa de deterioração é cinco vezes maior entre fumantes do que entre pessoas que nunca fumaram. O estudo do Centro Médico Erasmus, em Roterdã, foi publicado na revista especializada Neurology. Ele concluiu ainda que fumantes que abandonam o vício diminuem bastante o declínio das funções cerebrais. Para a pesquisa, encomendada pela Ação Epidemiologia da Demênica da União Européia (Eurodem, na sigla em inglês), os pesquisadores holandeses realizaram questionários e testes com 9.209 homens e mulheres acima dos 65 anos, originários de Dinamarca, França, Holanda e Grã-Bretanha.

Os testes, denominados de Exame do Estado Mini-Mental (EEMM), são planejados para fornecer dados sobre a função cognitiva dos pacientes testados. Entre os que nunca fumaram, o EEMM caía 0,03% ao ano, enquanto os fumantes apresentavam uma taxa de declínio de 0,16% ao ano.Entre os ex-fumantes, a taxa era de 0,06%.

“O uso crônico do tabaco pode causar arterosclerose e hipertensão, assim aumentando os riscos de derrame cerebral ou até mesmo danos a pequenas áreas do cérebro”, disse Alewjin Ott, um dos cientistas envolvidos no estudo. Ainda segundo Ott, quanto mais cigarros uma pessoa fumou ou quanto maior o período em que ela foi fumante, maior o declínio cognitivo.

Apesar disso, essa característica foi mais significativa entre os fumantes do que entre os ex-fumantes.  Mas a porta-voz do Action on Smoking and Health (ASH), Amanda Sandford, lembra que outras pesquisas cognitivas sugerem que a nicotina pode ter alguns benefícios positivos.” Mesmo assim, a constante inalação de uma substância intoxicante tem mais chances de ter um efeito positivo do que negativo”, disse.

Imprimir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *