10 fatos sobre o tabagismo e exposição passiva

1. O tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo. Causa uma a cada dez mortes em adultos em todo o mundo. Em 2005, o tabaco causou 5,4 milhões de mortes, uma média de uma morte a cada 6 segundos. A projeção é de que alcance 8 milhões de mortes por ano até 2030 se a tendência atual continuar.

2. O tabaco mata metade de seus usuários. Cerca de 29% das pessoas em todo o mundo são fumantes. O ato de fumar é mais comum em homens (47,5% são fumantes), comparando-se às mulheres (10,3%).

3. Mais de 80% dos fumantes vivem em países pobres ou de média renda. A menos que ações urgentes sejam tomadas, mais de 80% das mortes resultantes do tabagismo ocorrerão nestes países até 2030.

4. O tabaco causou 100 milhões de mortes no século 20. Se a tendência continuar, ocorrerão um bilhão de mortes no século 21.

5. A exposição à fumaça originária da queima do cigarro e outros produtos com tabaco é conhecida como exposição secundária ao tabaco ou tabagismo passivo. Em lugares fechados, esta exposição ocorre a todos, fumantes e não fumantes. É comum chamar estes indivíduos involuntariamente expostos de fumantes passivos.

6. O tabagismo passivo é perigoso para a saúde. Há mais de 4000 substâncias químicas na fumaça do cigarro. O tabagismo passivo causa doenças cardíacas e respiratórias sérias em adultos, que podem chegar até a morte.

7. Estima-se que 700 milhões de crianças, ou metade das crianças do mundo, respiram ar poluído pela fumaça do cigarro, particularmente em suas casas. A fumaça do cigarro causa doenças sérias em crianças e pioram condições existentes, como a asma.

8. A Organização Internacional do Trabalho estima que pelo menos 200.000 trabalhadores morrem todos os anos devido à exposição de fumaça no trabalho. A Agência Norte-Americana de Proteção Ambiental estima que o tabagismo passivo é responsável por cerca de 3000 mortes anuais por câncer de pulmão em não-fumantes nos Estados Unidos.

9. A exposição ao tabagismo passivo também impõe custos econômicos à sociedade como um todo, na forma de custos médicos diretos e indiretos e perdas na produtividade.

10. Não há nível seguro de exposição ao tabagismo passivo. Nem sistemas de ventilação ou filtros, mesmo combinados, podem reduzir a exposição em ambientes fechados a níveis aceitáveis. Somente ambientes 100% livres do tabaco podem causar proteção segura.

Fonte: WHO – Organização Mundial de Saúde, 2008

Imprimir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *